Investir em Tráfego Pago ou Orgânico é uma das principais dúvidas de vários empreendedores ou iniciantes no marketing digital.
Antes de tudo, tenho que ressaltar que, os dois formatos são igualmente importantes e devem ser usados dentro de um a estratégica de longo, médio e curto prazo.
Pode-se dizer que é um erro comum, focar apenas em Tráfego Pago ou Orgânico e esperar ter resultado que compense os custos da operação imediatamente.
O que é Tráfego?
Inicialmente, pode ser dizer que, tráfego é a movimentação de pessoas em seu site, quanto maior a quantidade de visitantes novos ou costumeiros no seu site maior é o seu tráfego.
Por isso, aconselho acompanhar de perto o Google Analytics, nele é possível acompanhar quantos acessos seu website, tempo de permanência de cada visitante em média, a taxa de rejeição quais páginas foram visitadas, que palavra-chave originou a entrada no seu site, dispositivos de origem entre outras informações.
Assim como também é importante observar, quais plataformas trouxeram o cliques e ainda o perfil, renda, localização, sexo e muitos outros dados dos usuários em geral.
Acompanhar estes elementos, assim como, o comportamento do seu público dentro do seu website ou blog é importantíssimo para otimizar orçamentos, criar novos conteúdos, modificar estruturas com problemas, criar um espaço mais amigável à navegação e claro, vender muito mais.
Por isso, é importante saber, por exemplo, se os acessos e até mesmo as vendas que realizou, vieram por causa do disparo de um e-mail marketing, ou se teve origem em suas postagens em rede sociais.
Contudo, se não souber exatamente a fonte de cada clique, será impossível otimizar orçamentos ou direcionar esforços para fontes de cliques orgânicas.
O que é Tráfego Orgânico?
Tráfego orgânico é toda visita ao seu site ou blog que venha de uma fonte gratuita, ou seja, que não foi preciso fazer nenhum tipo de pagamento para que o seu link fosse exibido e assim o visitante fosse até o seu site.
Por isso, é o sonho de consumo de todo profissional de Marketing, ser uma referência em Marketing de Conteúdo com a criação de artigos otimizados para os mecanismos de busca (SEO), assim como criar conteúdo relevante para todas redes sociais para atrair o público certo engajado.
São exemplos de tráfego orgânico:
- Postagem no Facebook
- Postagem no Instagram
- Vídeos no Youtube
- Postagens no Pinterest
- Resultados orgânicos de pesquisa do Google e outras ferramentas de pesquisa
- Sites de anúncios gratuitos
O que é Tráfego Pago?
Atualmente, é possível comprar tráfego de inúmeras maneiras, até mesmo o site Globo.com, criou uma plataforma para que qualquer pessoa possa anunciar em suas incontáveis páginas. Calma, o anúncio deve ser feito em HTML 5 e estará sujeito a aprovação, mas foi uma novidade importante em 2020.
Trafego Pago é trazer audiência para seu site através dos mais variados anúncios.
Muitas pessoas associam tráfego pago ao Google Ads, que é a plataforma do Google na qual você pode anunciar no mecanismo de busca do Google assim como seus parceiros, no Youtube, e em uma infinidade de sites parceiros de conteúdo que oferecem espaço para o Google anunciar em troca de um valor por clique.
Porém, tráfego pago não é só isso, também é possível impulsionar publicações em diversas redes sociais como Facebook , Instagram, Twitter e até mesmo o Linkedin.
Além das redes sociais também existem outro sites cuja negociação é feita diretamente com eles, como por exemplo os sites da UOL.
Há também quem tenha resultados com anúncios pagos em sites como OLX e similares.
Onde entram o Email Marketing e o Whatsapp Marketing?
Outra opção relevante, é usar diversos tipos de iscas digitais em suas estratégias de tráfego pago ou orgânico para que o cliente deixe, seu telefone, e e-mail, em troca de algum benefício.
Assim, com uma estratégia de funil de vendas, bem como a contratação uma boa ferramenta de e-mail marketing ou whatsapp marketing, associadas ao envio de mensagens bem sedutoras escritas por um profissional em copywriting, preferencialmente, conseguirá mais visitas ao site, mais tráfego, e mais vendas.
Contudo, se não pode investir em ferramentas pagas, há algumas opções gratuitas, mas são bastante limitadas quanto a funcionalidades e número de contatos que pode acumular, por isso, se quer quer ter um resultado massivo e que seu negócios cresça, é preciso contratar as melhores ferramentas.
Conseguindo Referências
Há ainda o Tráfego de Referência, que é quando alguém indica seu site, postando um link para ele em seu blog, ou na rede social.
Quando alguém indica seu site, ela passa uma imagem de que você possui autoridade, e isso passa credibilidade para você.
Sendo assim, quanto mais relevante for o site ou a pessoa que indicar, melhor para você.
Essa referência pode ser paga, feita por meio de contrato de parceria, permuta, ou até mesmo gratuita, caso você consiga negociar oportunidades.
Como escolher o melhor tráfego para você !
Antecipadamente preciso dizer que os dois são muito importantes!
Os resultados orgânicos são construídos ao longo do tempo, não espere aparecer nas primeiras posições dos resultados de buscas imediatamente.
Além disso, é preciso ter conhecimento técnico em SEO para construir seu site e para construção do conteúdo que vai postar nele.
E não são só pluggins e o desenvolvimento do site, porém, a quantidade de texto e cada palavra-chave.
Ouso dizer que cada palavra importa, e devem ser escolhidas meticulosamente!
O mesmo acontece nas redes sociais, cada rede possui algoritmo próprio, e você deve entender exatamente como funciona cada um deles para criar seus conteúdos.
Por exemplo, o algorítimo do Instagram gosta muito da interação com sues usuários, quanto maior, mais alcance.
Por outro lado, o Facebook limita audiência das páginas profissionais.
O Youtube tem SEO próprio e o Linkedin amplifica sua postagem a cada curtida ou comentário.
Porém, uma estratégia eficaz para todas as redes sociais caso queira ter um posicionamento orgânico é : invistir em conteúdo relevante, bem como imagens e vídeos de qualidade !
O tráfego pago traz resultados imediatos, pagou, pronto, já começa e ter cliques no sites, porém se não se especializar e estudar muito, vai perder dinheiro com cliques caros.
Um anúncio no Facebook, por exemplo, com emojis, pode custar até 50% menos do que sem!
Por fim, meu conselho é estudar bastante, contratar mentoria profissional ou terceirizar algumas partes para uma agência ou freelancer certificado.
Exija a certificação e não confie em amadores, você pode perder muito dinheiro com uma estratégia equivocada.
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